quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dicas de o que fazer do amanhecer até o por do Sol na Ilha da Magia.

1. Nascer do sol no Morro das Pedras Há quem diga que, em Floripa, o sol nasce primeiro no Morro das Pedras, no Sul da Ilha. Se você começar o seu percurso por lá, jamais irá se arrepender. No horário de verão, o ideal é chegar um pouco antes das 6h. Nesta hora, já há um pouco de claridade, mas você ainda consegue avistar a lua. Não se esqueça de levar um casaco. Por volta das 6h15min, o céu começa a ficar alaranjado, bem forte. No dia em que fizemos o roteiro, o sol começou a nascer às 6h22min e apareceu completamente às 6h25min.




2. Parque Municipal da Lagoa do Peri
Siga cerca de três quilômetros em direção à Armação e aproveite a Lagoa do Peri. Ela foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976. Para chegar à lagoa, entre no parque, que conta com estacionamento gratuito, restaurante, bar, churrasqueiras públicas e parque infantil. Se estiver com fome, curta o espaço para fazer um piquenique em meio às árvores nativas da Mata Atlântica. 



3. Café da manhã no Campeche Para quem não se alimentou ainda, a dica é tomar o café da manhã no Recantos dos Pães (Av. Pequeno Príncipe, 2.134), no Campeche. A padaria, que possui loja de conveniência, oferece tortas, salgados, sanduíches, salada de frutas, sucos e cafés. Também há uma variedades de revistas à venda. Funciona de segunda a sexta, das 6h30min às 22h. Sábados e domingos, das 7h às 22h.


4. Sandboard nas dunas da Joaca
Para ir até a Lagoa da Conceição, use a Avenida Campeche e entre, à direita, na SC-406. Você cairá na Avenida das Rendeiras. Siga em direção à praia da Joaquina. Que tal um esporte? No caminho, antes de chegar ao balneário, divirta-se com o sandboard. O "surfe de areia" é famoso entre crianças e adultos. Há aluguel de pranchas de madeira no local. Custa R$ 15 a R$ 20 por hora e funciona todos os dias, das 8h às 20h. O esporte é praticado de pé, mas os menos corajosos podem escolher a prancha para descer a duna sentado. Prepare-se para cair ou sair rolando em qualquer uma das opções. 


5. Mirante no Morro da Barra Um dos pontos mais bonitos para fotos panorâmicas da Ilha está no morro que leva à Barra da Lagoa. Logo após passar pelas praias Mole e Galheta, na SC-406, está o Mirante Ponto de Vista. Lá de cima, é possível ver grande parte da Lagoa da Conceição. No local, há cafeteria, empório e lojas de roupas e de artesanato. Bom lugar para garantir uma lembrança da viagem. 


6. Almoço na Fortaleza da Barra A parada para o almoço pode ser na Fortaleza da Barra, um ótimo roteiro gastronômico e de passeio. É bem perto do mirante, basta seguir pela SC-406. Você encontra pratos de dar água na boca em restaurantes com decks, de onde se pode apreciar o Canal da Barra, com intenso movimentos de barcos e lanchas. Uma dica é o Rancho da Canoa (Rua Laurindo José de Souza, 188), um dos tantos restaurantes com especialidade em frutos do mar.  Aberto todos os dias, do meio-dia às 23h30min. Alimentado? Aproveite um pouco do dia em alguma praia ou conhecendo o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, que trabalha para a preservação de tartarugas marinhas em todo o país.


7. Trilha entre Santinho e Ingleses Ainda seguindo pela SC-406, percorra o Rio Vermelho até chegar à praia do Santinho. Apesar de bem descolada, ela não é tão badalada. Pelas escadarias do Costão do Santinho, dá para seguir a Trilha das Aranhas, com inscrições rupestres milenares, logo no começo. Outra, menos conhecida, a da Partida, fica entre o Santinho e os Ingleses. Leva cerca de 40 minutos só para ir. É quase toda aberta e bem segura. Vá de tênis, prefira uma calça. Os gravatás no caminho vão lanhar as suas canelas. Por ali, há duas grutas: da Feiticeira e Encantada. Não se arrisque sozinho. É preciso ajuda especializada.


8. Drinque à beira-mar
Se você ainda não entrou no mar, a chance é agora, na Praia dos Ingleses. Antes que o sol se ponha, aproveite para fazer um lanche ou tomar um coquetel à beira-mar. Há muitas opções no balneário. Uma delas é o Open Praia Music Bar (Dom João Becker, 276). Lá, você encontra chopp Strauss e o bolinho de siri. A casa serve ainda grande variedade de drinques, como Daiquiri, Caipirinha, Capeta, Mojito e Sex on the Beach. O motorista da rodada, pode escolher um suco ou coquetel sem álcool. No fim de tarde, rola som ao vivo. Aproveite, mas lembre-se que o passeio ainda não acabou.


 

9. Pôr do sol em Cacupé Com barquinhos, sombras e um vento com cheiro de mar, relaxe com uma das melhores vistas da Ilha para a Ponte Hercílio Luz. O Cacupé é menos badalado, mas reserva lugares como o Zé do Cacupé, um restaurante que tem, ao lado, o próprio Zé, que conta histórias e toma conta da vendinha com um ar todo saudosista. Das 19h30min às 20h o sol vai se pôr bem na sua frente. Curta, com um brinde ou uma foto, a sensação de missão cumprida.

0 comentários:

Postar um comentário